Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
Template
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 18 No. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
Vol. 18 No. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
Published:
29-04-2025
Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
Apresentação
Claudia Gallert, Eloá Soares Dutra Kastelic, Ana Paula Viana Caetano, Carla Verónica Duarte
1-14
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores e educadores
Diálogos sobre las políticas contemporáneas de formación de profesores entre Argentina y Brasil
Caio Afonso da Silva Brito, Carla Verónica Duarte, Halferd Carlos Ribeiro Junior, Carolina Ester Reckziegel
15-40
PDF (Português (Brasil))
Formação pedagógica do professor para atuar no magistério superior: o estágio de docência em foco
Clarisse Silva Caetano, Jairo Antonio da Paixao
41-61
PDF (Português (Brasil))
A relação eu-outro na constituição do advogado-professor em professor-advogado
Gisele Laus da Silva Pereira Lima, Milena Moretto
62-81
PDF (Português (Brasil))
Educação para a humanização
REFLECTIONS ON THE PUBLIC UNIVERSITY: THE CASE OF UFFS ON THE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL, PARANÁ
Janete Stoffel, Marisela García Hernández , Luis Claudio Krajevski
82-102
PDF (Português (Brasil))
Meu corpo, meu espaço: a educação sexual como prevenção da violência contra meninas
Carini Zambiasi Vieira , Reginaldo José de Souza , Alexandre Paulo Loro
103-119
PDF (Português (Brasil))
A feminização da docência: da negação do lugar de aprender ao destinado lugar de ensinar
Jacqueline Maria Duarte Lewandowski
120-138
PDF (Português (Brasil))
NON-VIOLENT COMMUNICATION IN THE BRAZILIAN PUBLISHING MARKET:
IMPLICATIONS FOR THE EDUCATIONAL FIELD
Andreia Xavier Teixeira, Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes , Emily dos Santos, Flávia Burdzinski de Souza
139-157
PDF (Português (Brasil))
Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas
Inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior: políticas e práticas na Universidade Estadual do Paraná
Andreia Nakamura Bondezan, Fabiane Freire França, Jean Pablo Guimarães Rossi
158-179
PDF (Português (Brasil))
Discourses on inclusive education
setbacks and perspectives
Claudia Gallert, Eliane Pinto de Góes
180-204
PDF (Português (Brasil))
Inclusão no ensino superior: reflexões sobre o estágio supervisionado de acadêmicos com deficiência em cursos de licenciatura
Vanderlize Simone Dalgalo, Marcia Franciele Spies , Isabel Cristina Theiss
205-222
PDF (Português (Brasil))
Discussões sobre flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual
Eduarda Farias da Silva, Eliane Brunetto Pertile
223-246
PDF (Português (Brasil))
PERCEPTIONS OF TEACHERS WITH DISABILITIES ABOUT THEIR PROFESSIONAL CONTEXT AND TEACHING PERFORMANCE
Cris Élen Peres, Daniele Simões Borges, Fernanda Fátima Cofferri
247-262
PDF (Português (Brasil))
Da prescrição legal à implantação de práticas bilíngues: ponderações sobre as constituições das bases legais para o ensino bilíngue dos surdos e legado das licenciaturas bilíngues no Brasil
Bruna Gomes Delanhese, Claudia Cristina Ferreira, Letícia Jovelina Storto
263-279
PDF (Português (Brasil))
PEDAGOGUE INITIAL TRAINING FOR INCLUSIVE EDUCATION
CHALLENGES AND POSSIBILITIES
Regiane da Silva Barbosa
280-302
PDF (Português (Brasil))
Educação para a inclusão relacionada às pessoas do campo, aos povos indígenas e às questões étnico-raciais
TEACHER TRAINING AND ITS INTERSECTION WITH THE EDUCATION OF ENIC-RACIAL RELATIONS
Marleide Rodrigues da Silva Perrude, Eloá Soares Dutra Kastelic, Maria de Fátima Beraldo
303-325
PDF (Português (Brasil))
TALKING ABOUT YOURSELF
TEACHER SELF-NARRATIVE AND DIVERSITY
Solange Todero, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad
326-341
PDF (Português (Brasil))
INCLUSION OF THE PEOPLES OF THE RURAL AREA IN HIGHER EDUCATION:
THE DEGREE IN FIELD EDUCATION IN UFRB-CFP AND UFFS-LS
Alex Verdério, Janaine Zdebski da Silva, Ana Cristina Hammel
342-368
PDF (Português (Brasil))
O corpo como construção social e as implicações pedagógicas na formação inicial do curso de Licenciatura em Educação do Campo no IFPA de Castanhal (PA)
Claudia Barros, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Ruan Fellipe dos Santos Carréra, Luciana Rocha Magalhães Paiva
369-385
PDF (Português (Brasil))
Formação e prática pedagógica dos docentes nas escolas do Campo de Rodrigues Alves, Acre (Brasil)
Marcondes Nicácio, Maristela, orleinilson, Narciso de Melo Monteiro
386-411
PDF (Português (Brasil))
THE PROFESSIONAL TRAINING OF RURAL EDUCATORS
A PROPOSAL FOR COMMITTED EDUCATION
Lucas Couto Neves, Jörg Nowak
412-439
PDF (Português (Brasil))
Ética e Educação Emocional
HUMAN FORMATION IN THE EDUCATIONAL CONTEXT:
NARRATIVES OF TEACHERS AND STUDENTS ABOUT ETHICS
Adriana Salete Loss, Letícia Ribeiro Lyra, Diuliana Chiaradia Pimentel
440-459
PDF (Português (Brasil))
THE SELF-ECO-ORGANIZATION IN THE ETHICAL AND EMOTIONAL FORMATION OF TEACHERS TOWARDS ARMED (IN)SECURITY IN SCHOOLS
Lucimar Pertile, Ana Lídia Paixão e Silva, Franciele Zaleski, Ana Paula Caetano
460-483
PDF (Português (Brasil))
BOND OR KNOT?
THE TEACHER’S PLACE FOR DEVELOPING AN ETHICS OF PROXIMITY AND RESPONSIBILITY
Zoraia Aguiar Bittencourt, Patrycia Sbeghen Zanatta, Bruna Caroline Rodrigues
484-502
PDF (Português (Brasil))
Retalhos de si: o testemunho ético do ser professor
Rosane Cardoso Garcia, Silvania Regina Pellenz Irgang, Marilane Maria Wolff Paim
503-516
PDF (Português (Brasil))
HUMANIZATION AND ETHICS IN THE TEACHING PROFESSION: TECITURAS IN THE PERSPECTIVE OF BAPTISTA, FREIRE AND LÉVINAS
Júlia Carolina Vizzotto De Conto, Mônica Riet Goulart
517-532
PDF (Português (Brasil))
Exigências da ética e da moral pós-moderna à luz de Bauman
Enilson Macedo Ferreira, Almiro Schulz, Samanta Aguiar Rodrigues da Silva Sousa
533-551
PDF (Português (Brasil))
Keywords
chatgpt
teachers;
sciences
phet platform
masses and springs
rigidity
borders
evolutionism
immigration
teacher identity
tdic
child education
politics.
innovation.
epistemology
mipymes
decolonialidade
pibid
Language
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Most Read
A educação infantil no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular
12148
PARTICULARIDADES DA “QUESTÃO SOCIAL” NO BRASIL: Elementos para o debate
11273
Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza
9221
A meritocracia na educação escolar brasileira
7444
Avaliação em larga escala e BNCC: estratégias para o gerencialismo na educação
3223
Representações da brasilidade:o corpo como símbolo para o modernismo e para o varguismo (1920-1945)
2944
O EVOLUCIONISMO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DA BIOLOGIA
2861
BIOPOLÍTICA Y GUBERNAMENTALIDAD
2811
Reforma do ensino médio e tendências para formação e/ou carreira docente
2387
O Brasil como potência regional e a importância estratégica da América do Sul na sua política exterior
2321