Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Template
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 18 Núm. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
Vol. 18 Núm. 33 (2024): Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
Publicado:
29-04-2025
Dossiê Formação de professores e educadores: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
Apresentação
Claudia Gallert, Eloá Soares Dutra Kastelic, Ana Paula Viana Caetano, Carla Verónica Duarte
1-14
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores e educadores
Diálogos sobre las políticas contemporáneas de formación de profesores entre Argentina y Brasil
Caio Afonso da Silva Brito, Carla Verónica Duarte, Halferd Carlos Ribeiro Junior, Carolina Ester Reckziegel
15-40
PDF (Português (Brasil))
Formação pedagógica do professor para atuar no magistério superior: o estágio de docência em foco
Clarisse Silva Caetano, Jairo Antonio da Paixao
41-61
PDF (Português (Brasil))
A relação eu-outro na constituição do advogado-professor em professor-advogado
Gisele Laus da Silva Pereira Lima, Milena Moretto
62-81
PDF (Português (Brasil))
Educação para a humanização
Desafios e perspectivas: o acesso do discente trabalhador ao ensino superior no Brasil, o caso do campus Laranjeiras do Sul da UFFS
Janete Stoffel, Marisela García Hernández , Luis Claudio Krajevski
82-102
PDF (Português (Brasil))
Meu corpo, meu espaço: a educação sexual como prevenção da violência contra meninas
Carini Zambiasi Vieira , Reginaldo José de Souza , Alexandre Paulo Loro
103-119
PDF (Português (Brasil))
A feminização da docência: da negação do lugar de aprender ao destinado lugar de ensinar
Jacqueline Maria Duarte Lewandowski
120-138
PDF (Português (Brasil))
Comunicação não violenta no mercado editorial brasileiro: implicações ao campo educacional
IMPLICATIONS FOR THE EDUCATIONAL FIELD
Andreia Xavier Teixeira, Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes , Emily dos Santos, Flávia Burdzinski de Souza
139-157
PDF (Português (Brasil))
Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas
Inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior: políticas e práticas na Universidade Estadual do Paraná
Andreia Nakamura Bondezan, Fabiane Freire França, Jean Pablo Guimarães Rossi
158-179
PDF (Português (Brasil))
Discursos sobre educação especial inclusiva: retrocessos e perspectivas
setbacks and perspectives
Claudia Gallert, Eliane Pinto de Góes
180-204
PDF (Português (Brasil))
Inclusão no ensino superior: reflexões sobre o estágio supervisionado de acadêmicos com deficiência em cursos de licenciatura
Vanderlize Simone Dalgalo, Marcia Franciele Spies , Isabel Cristina Theiss
205-222
PDF (Português (Brasil))
Discussões sobre flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual
Eduarda Farias da Silva, Eliane Brunetto Pertile
223-246
PDF (Português (Brasil))
Percepções de professores com deficiência acerca do seu contexto profissional e atuação docente
Cris Élen Peres, Daniele Simões Borges, Fernanda Fátima Cofferri
247-262
PDF (Português (Brasil))
Da prescrição legal à implantação de práticas bilíngues: ponderações sobre as constituições das bases legais para o ensino bilíngue dos surdos e legado das licenciaturas bilíngues no Brasil
Bruna Gomes Delanhese, Claudia Cristina Ferreira, Letícia Jovelina Storto
263-279
PDF (Português (Brasil))
Formação inicial de pedagogos e demais licenciaturas para uma educação inclusiva: desafios e possibilidades
CHALLENGES AND POSSIBILITIES
Regiane da Silva Barbosa
280-302
PDF (Português (Brasil))
Educação para a inclusão relacionada às pessoas do campo, aos povos indígenas e às questões étnico-raciais
Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática pedagógica da educação antirracista nas instituições de ensino
Marleide Rodrigues da Silva Perrude, Eloá Soares Dutra Kastelic, Maria de Fátima Beraldo
303-325
PDF (Português (Brasil))
Falar de si: auto-narrativa docente e diversidade
TEACHER SELF-NARRATIVE AND DIVERSITY
Solange Todero, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad
326-341
PDF (Português (Brasil))
Inclusão dos povos do campo na educação superior: a licenciatura em educação do campo na UFRB-CFP e na UFFS-LS
THE DEGREE IN FIELD EDUCATION IN UFRB-CFP AND UFFS-LS
Alex Verdério, Janaine Zdebski da Silva, Ana Cristina Hammel
342-368
PDF (Português (Brasil))
O corpo como construção social e as implicações pedagógicas na formação inicial do curso de Licenciatura em Educação do Campo no IFPA de Castanhal (PA)
Claudia Barros, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Ruan Fellipe dos Santos Carréra, Luciana Rocha Magalhães Paiva
369-385
PDF (Português (Brasil))
Formação e prática pedagógica dos docentes nas escolas do Campo de Rodrigues Alves, Acre (Brasil)
Marcondes Nicácio, Maristela Bortolon de Matos, Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista, Narciso de Melo Monteiro
386-411
PDF (Português (Brasil))
A formação de educadores na licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense: uma proposta de educação comprometida
A PROPOSAL FOR COMMITTED EDUCATION
Lucas Couto Neves, Jörg Nowak
412-439
PDF (Português (Brasil))
Ética e Educação Emocional
Formação humana no contexto educacional: narrativas de professores e de estudantes sobre ética
NARRATIVES OF TEACHERS AND STUDENTS ABOUT ETHICS
Adriana Salete Loss, Letícia Ribeiro Lyra, Diuliana Chiaradia Pimentel
440-459
PDF (Português (Brasil))
A auto-eco-organização na formação ética e emocional do professor face à insegurança armada nas escolas
Lucimar Pertile, Ana Lídia Paixão e Silva, Franciele Zaleski, Ana Paula Caetano
460-483
PDF (Português (Brasil))
De laço ou de nó? O lugar do professor para a construção de uma ética de proximidade e de responsabilidade
THE TEACHER’S PLACE FOR DEVELOPING AN ETHICS OF PROXIMITY AND RESPONSIBILITY
Zoraia Aguiar Bittencourt, Patrycia Sbeghen Zanatta, Bruna Caroline Rodrigues
484-502
PDF (Português (Brasil))
Retalhos de si: o testemunho ético do ser professor
Rosane Cardoso Garcia, Silvania Regina Pellenz Irgang, Marilane Maria Wolff Paim
503-516
PDF (Português (Brasil))
Humanização e ética na profissão docente: tecituras na perspectiva de Baptista, Freire e Lévinas
Júlia Carolina Vizzotto De Conto, Mônica Riet Goulart
517-532
PDF (Português (Brasil))
Exigências da ética e da moral pós-moderna à luz de Bauman
Enilson Macedo Ferreira, Almiro Schulz, Samanta Aguiar Rodrigues da Silva Sousa
533-551
PDF (Português (Brasil))
Palabras clave
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Más leídos
A educação infantil no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular
12148
PARTICULARIDADES DA “QUESTÃO SOCIAL” NO BRASIL: Elementos para o debate
11273
Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza
9221
A meritocracia na educação escolar brasileira
7444
Avaliação em larga escala e BNCC: estratégias para o gerencialismo na educação
3223
Representações da brasilidade:o corpo como símbolo para o modernismo e para o varguismo (1920-1945)
2944
O EVOLUCIONISMO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DA BIOLOGIA
2861
BIOPOLÍTICA Y GUBERNAMENTALIDAD
2811
Reforma do ensino médio e tendências para formação e/ou carreira docente
2387
O Brasil como potência regional e a importância estratégica da América do Sul na sua política exterior
2321