Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
Vol. 8, No 15 (2013): Dossiê Educação do campo
Vol. 8, No 15 (2013): Dossiê Educação do campo
Publicado:
19-12-2013
Páginas Iniciais
INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA
Vol. 8 Nº 15
01-05
PDF
APRESENTAÇÃO
15ª Edição - 1º Semestre/2013
07-08
PDF
EDITORIAL
Prof. Dra. Carmen Célia Barradas Correia Bastos - Editora Científica Revista Educere et Educare
09
PDF
Núcleo Temático: Educação do campo
PRODUCCIÓN DE CULTURA Y PROCESOS EDUCATIVOS. UNA APROXIMACIÓN A LA EXPERIENCIA DEL MOVIMIENTO CAMPESINO DE SANTIAGO DEL ESTERO EN LA VÍA CAMPESINA, ARGENTINA
Norma Michi - Universidad Nacional de Luján
17-30
PDF
ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO
Regina Bonat Pianovski, Maria Antônia de Souza, Patricia Correia de Paula Marcoccia - Universidade Tuiuti do Paraná
31-43
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL
Ramofly Bicalho - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
45-58
PDF
MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE PAIS DO MEIO RURAL SOBRE A ESCOLA
Mary Rangel - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rosângela Branca do Carmo - Universidade Federal de São João Del-Rei
59-74
PDF
FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO: A LUTA POR UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA NA ENCRUZILHADA DO MERCADO
Adelaide Ferreira Coutinho, Maria da Conceição Lobato Muniz, Diana Costa Diniz, Cacilda Rodrigues Cavalcanti - Universidade Federal do Maranhão
75-91
PDF
APRESENTANDO UMA ALTERNATIVA À POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO PELOS RESULTADOS (ACCOUNTABILITY): A AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS DO MST
Edna Rodrigues Araújo Rossetto, Janete Ritter - Universidade Estadual de Campinas
93-105
PDF
FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – PROCAMPO
Eliane Miranda Costa - Universidade do Estado do Pará
107-118
PDF
ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO DE ALUNOS DO MEIO RURAL ATRAVÉS DO USO DE MÍDIAS VIRTUAIS
Fábio Fernandes Villela - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
119-132
PDF
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS RURAIS E NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Jaqueline Russczyk, Sérgio Schneider - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
133-145
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PRESSUPOSTO BASILAR PARA O PROCESSO INDUTOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
Carlos Alberto Gaia, Renato Borges Guerra, José Messildo Viana Nunes - Universidade Federal do Pará
147-162
PDF
A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO IMPULSIONADAS PELO MST NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
Caroline Mari de Oliveira - Universidade Estadual de Maringá e União de Faculdades Metropolitas de Maringá
163-177
PDF
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Fernando José Martins - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
179-198
PDF
PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA NA PRÁTICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CIPOLÂNDIA/MS: OPORTUNIDADES E INSERÇÃO SOCIAL
Paulo Gomes Lima, Luzia Nunes Mamoré - Universidade Federal da Grande Dourados
199-219
PDF
Artigos e Ensaios
UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE (ÉTICO-AMBIENTAL)
Ana Paula Pedro - Universidade de Aveiro/Portugal
223-238
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO PÚBLICO
Osni Oliveira Noberto da Silva, Miguel Angel Garcia Bordas - Universidade do Estado da Bahia
239-248
PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALICERÇADAS NA “REALIDADE” DO CAMPO: DIFERENTES TEMPOS... DIFERENTES LÓGICAS...
Claudia Glavam Duarte - Universidade Federal de Santa Catarina
249-260
PDF
O COTIDIANO DOS EXAMES FINAIS: PRÁTICAS DE UMA ESCOLA RURAL DE NOVO HAMBURGO (1961-1971)
José Edimar Souza, Luciane Sgarbi Santos Grazziotin - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
261-273
PDF
A INFLUÊNCIA DO GÊNERO NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE PRÉ-VESTIBULANDOS. ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CRICIÚMA/SC
Paulo Romulo Frota, Aline Coêlho dos Santos, Cristini Feltrin Canever - Universidade do Extremo Sul Catarinense
275-287
PDF
Resenhas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Janete Netto Bassalobre - Universidade Católica de Santos
291-294
PDF
Palavras-chave
caipiras
pesquisa qualitativa
pedagogia da diferença
diferença
identidade
investigação científica
wunenburger
simbolização
linguagem
analogias
teseu
educação libertadora.
formação integra
pecado
escrita
prática pedagógica.
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99309
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17292
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15244
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14468
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13736
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13169
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12815
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10368
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10354
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9785